Sir Lewis Hamilton. O heptacampeão do mundo de Fórmula 1 será condecorado com o título de Cavaleiro do Império Britânico pela forma como representa o seu país dentro e fora de pista.
O anúncio surge no final de um ano que Hamilton se tornou o piloto mais bem sucedido de sempre na Fórmula 1, igualando os sete títulos de campeão do mundo de Michael Schumacher e superando o número de vitórias do alemão.
Esta condecoração já tinha sido atribuída por parte da coroa britânica a cinco outras personalidades da Fórmula 1: Jack Brabham, Frank Williams, Stirling Moss e Jackie Stewart e Patrick Head.
Hamilton será, no entanto, o primeiro piloto a ser publicamente reconhecido pela rainha Isabel II enquanto ainda está no ativo – à semelhança do tenista Andy Murray em 2017.
Para além de bater (muitos) recordes em pista, o piloto de 35 anos tem dado a voz por causas importantes, assumindo uma posição de destaque na luta contra problemas como o racismo, a falta de diversidade no desporto e a destruição ambiental.
“O Lewis é um verdadeiro gigante do nosso desporto e a sua influência é enorme, tanto dentro como fora do carro”, disse Stefano Domenicalli, que substituirá Chase Carey para liderar os destinos da Fórmula 1 no próximo ano.
“O que ele alcançou é fenomenal e ainda há mais para vir. Todos nós na Fórmula 1 felicitamo-lo por este merecido reconhecimento das suas conquistas. Estamos ansiosos por ver mais do seu brilhantismo em 2021.”