Gunther Steiner, diretor de equipa da Haas, foi multado em 7500 euros por causar “danos morais” a um comissário e prejudicar a reputação do desporto motorizado e da FIA.
Imediatamente depois de Kevin Magnussen ter visto a bandeira de xadrez no Grande Prémio da Rússia, Steiner utilizou o rádio para apoiar o seu piloto e criticar uma penalização de cinco segundos que impediu o dinamarquês de ser oitavo em Sochi.
“Se não tivéssemos este comissário estúpido e idiota, teríamos sido oitavos”, disse Steiner. “Tu sabes quem é o comissário. É sempre o mesmo. Ele simplesmente não fica mais inteligente.”
Os comentários de Steiner não foram bem recebidos pela FIA e o italiano foi esta sexta-feira desafiado a justificar-se perante os comissários desportivos do Grande Prémio do Japão, que contam com Tom Kristensen, lenda das 24 Horas de Le Mans.
O assunto não pôde ser resolvido na Rússia porque “certos membros” da Haas já não se encontravam no circuito e havia ainda um “potencial conflito” com um dos comissários.
Em Suzuka, os comissários entenderam que Steiner “arrependeu-se da sua escolha de palavras”, que foram proferidas “no calor do momento após uma corrida muito disputada pelos seus pilotos”.
No entanto, foi determinado que o “insulto aos comissários coloca em causa as capacidades e a integridade dos mesmos”, pelo que “os danos morais causados foram prejudiciais para os interesses do desporto motorizado.”