Otmar Szafnauer considera que a Alpine não está a falhar com Fernando Alonso e afirma que o potencial mostrado desde o início da temporada faz com que a equipa possa estabelecer o objetivo de ter um dos três melhores carros da grelha até 2024.
Alonso, que se viu impedido de arrancar para a corrida sprint da Áustria devido a um problema no seu monolugar, referiu ter perdido “60 ou 70 pontos” com os azares que marcaram a sua primeira metade da temporada.
No entanto, Szafnauer lembrou que nem todos os contratempos de Alonso estiveram relacionados com problemas de fiabilidade no Alpine A522.
“Ele tem estado satisfeito com o carro em vários Grandes Prémios”, disse Szafnauer, diretor de equipa da Alpine, sobre Alonso. “O carro tem ritmo. “Não estamos a falhar com o Fernando. Há várias razões pelas quais ele não tem somado pontos.”
“Lembro-me da batalha com o Mick Schumacher em Imola, um contacto causou-lhe um buraco no sidepod. A defesa dele no Canadá contra o Bottas custou-lhe uma posição, tal como em Miami.”
Embora reconheça que a ambição de Alonso permanece intacta, Szafnauer diz que a equipa ainda não decidiu se será o espanhol ou Oscar Piastri a fazer parceria com Esteban Ocon em 2023.
“Não tinha trabalhado com o Fernando no passado, é o meu primeiro ano, mas pelo que vejo, ele ainda adora competir”, acrescentou. “Aqui ele tem o ambiente, a atmosfera, os colaboradores e o carro de que precisa. Penso que teremos um dos três melhores carros em dois anos.”
“O Oscar já tem potencial para a Fórmula 1. Ainda não tomamos uma decisão sobre o segundo piloto, mas não tenho dúvidas de que o Piastri está pronto.”