Franz Tost diz que Yuki Tsunoda tem “boas chances” de ser piloto da AlphaTauri em 2023 se mantiver o seu nível de competitividade na segunda metade da temporada.
O piloto japonês somou 11 pontos dos 27 pontos alcançados até agora pela AlphaTauri, que tem evidenciado dificuldades para batalhar com as equipas do topo do segundo pelotão em 2022.
Com os pilotos da academia da Red Bull a não figurarem, por enquanto, na lista de candidatos ao título da Fórmula 2, Tsunoda está em boa posição para voltar a fazer equipa com Pierre Gasly em 2023.
“Se ele continuar assim, à exceção dos acidentes, acho que tem boas chances de ficar connosco”, disse Tost. “Depende dele. Se ele mostrar um bom desempenho, fica. Se ele não mostrar um bom desempenho, está fora. É muito fácil.”
O ponto mais baixo da temporada de Tsunoda surgiu no Grande Prémio da Grã-Bretanha, quando o piloto de 22 anos provocou uma colisão com o outro AlphaTauri de Gasly.
De acordo com Tost, o seu piloto está ciente da dimensão do erro que cometeu e trabalhará para evitar que a situação se repita.
“O Yuki cometeu um erro”, acrescentou Tost. “Ele sabe disso e vai trabalhar nesse aspeto. Ele ainda está no seu processo de desenvolvimento. Ele é rápido, mostrou isso neste fim de semana. E ele vai fazer o seu próprio caminho, é preciso um pouco de tempo.”
“É claro que foi um pesadelo para a equipa, porque os nossos pilotos estavam em sétimo e oitavo. Sabíamos que Silverstone seria difícil para nós, portanto estávamos em posições muito boas.”
“Depois o Yuki foi demasiado impaciente, tentou travar mais tarde do que o Pierre, perdeu a traseira e bateu contra ele. Chamei-o ao meu gabinete imediatamente após a corrida e disse-lhe que aquilo era absolutamente proibido e que ele tinha de ser mais disciplinado e paciente.”
“Esta não foi a primeira colisão entre colegas de equipa e não será a última. No entanto, são coisas que devem ser evitadas.”