Valtteri Bottas foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha, batendo o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, por seis décimos de segundo na luta pela pole position. O piloto finlandês estabeleceu também um novo recorde da pista em qualificação, ao realizar uma volta ao traçado espanhol em 1:15.406, nesta que foi também a sua terceira pole position consecutiva da temporada.
Sebastian Vettel foi o piloto que mais se aproximou dos pilotos da Mercedes – tendo ficado ainda assim a oito décimos de segundo da marca de Bottas – e terá a companhia de Max Verstappen na segunda linha da grelha de partida.
Seguiram-se Charles Leclerc e Pierre Gasly na terceira linha, com Romain Grosjean e Kevin Magnussen logo atrás, confirmando-se o potencial mostrado pelos pilotos da Haas durante as três sessões de treinos livres.
Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo completaram o restante top 10, com o piloto australiano a superar as expectativas, tendo em conta a dimensão das dificuldades que a Renault tem vindo a sentir este fim-de-semana em Barcelona.
Fora do Q3 ficaram Lando Norris, Alexander Albon, Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e Sergio Perez.
Na primeira parte da qualificação foram eliminados Nico Hulkenberg, Lance Stroll, Antonio Giovinazzi e os dois pilotos da Williams, George Russell e Robert Kubica.
A corrida realiza-se amanhã, domingo, às 14H10 e terá transmissão em direto na Eleven Sports 3.
Classificação completa da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha