Pela primeira vez desde 2013, a Mercedes não venceu o primeiro Grande Prémio do ano. Toto Wolff explica o triunfo de Sebastian Vettel em Albert Park.
P: Toto, estás frustrado com o resultado da corrida? Foi um erro de estratégia?
Toto Wolff: O Ferrari foi simplesmente o carro mais rápido hoje. A forma como o Sebastian acompanhou o Lewis foi surpreendente. Estávamos a rodar a fundo e não fomos capazes de nos afastar. Havia o risco de ‘undercut’ nas boxes e todos pensamos que os pneus não iriam durar mais tempo – por isso decidimos parar para evitar o ‘undercut’. Perdemos a corrida quando o Lewis saiu para a pista atrás do Max.
P: Porque é que o Lewis teve dificuldade com os pneus?
TW: Penso que estes pneus têm uma janela muito estreia e é preciso mantê-los nessa janela para que funcionem bem – caso contrário perde-se desempenho. É diferente do ano passado e precisamos de nos adaptar.
P: Qual era a estratégia para passar o Max?
TW: Pensávamos que o Max iria parar mais cedo, fazendo com que o Lewis tivesse pista livre. Foi uma combinação de variáveis desfavoráveis para nós.
P: Olhando para trás, fariam alguma coisa de forma diferente?
TW: No geral não fomos suficientemente rápidos, foi por isso que o Sebastian venceu. Claro que podíamos ter feito melhor. Se seria suficiente para ganhar? Não sei. Mas também não sei porque não estivemos fortes no início da corrida.
P: Na sexta-feira foram mais rápidos do que a Ferrari nas simulações de corrida. O que aconteceu hoje?
TW: Não estivemos bem nestas condições. Esteve muito mais calor hoje e não conseguimos repetir aquilo que fizemos nos treinos.
P: É a primeira vez desde Singapura 2015 que perdem uma corrida porque não foram suficientemente rápidos. Como é que encaixam isso?
TW: Temos sido muito afortunados nos últimos três anos, ganhando quase todas as corridas, por isso é preciso aceitar que a Ferrari nos derrotou. Mas sairemos mais fortes deste fim de semana!
P: Ficaste satisfeito com o desempenho do Valtteri?
TW: Fiquei muito impressionado com ele durante todo o fim de semana. Ele esteve sob imensa pressão e não hesitou. Aproximou-se do Lewis no final da corrida, mas também abrandamos o Lewis quando percebemos que ele não iria vencer.
P: O que é mais divertido, lutar com outra equipa ou ter dois pilotos a lutar na mesma equipa?
TW: Nem uma nem outra! Lutar com a Ferrari é empolgante. Para os fãs, porque para nós é um novo desafio!