Yuki Tsunoda diz que entrar em pista com um carro de Fórmula 1 em Suzuka foi “um sonho tornado realidade”.
O piloto da AlphaTauri não competia diante do seu público desde 2018, altura em que participava no campeonato japonês de Fórmula 4.
Esta sexta-feira, marcada pela constante presença da chuva em Suzuka, Tsunoda completou 43 voltas ao icónico traçado, mais do que qualquer outro piloto.
“Foi uma sensação incrível, definitivamente um sonho tornado realidade”, disse Tsunoda. “Foi muito emocional desde que saí da garagem para a minha primeira volta na primeira sessão, especialmente quando entrei na Curva 2. Eu estava lá há quatro ou cinco anos.”
“Desfrutei e não senti pressão. Tentei não me entusiasmar demasiado quando conduzia, mas assim que saltei do carro e senti a adrenalina, foi uma ótima sensação.”
“Não conduzo aqui desde a Fórmula 4 e diria que até a minha volta de saída das boxes foi mais rápida do que qualquer outra que já tinha feito aqui em Suzuka. As condições não têm sido ótimas, com a chuva, portanto tem sido complicado.”
O japonês espera conseguir garantir o acesso à terceira fase de uma sessão de qualificação que deverá ser disputada com piso seco.
“Amanhã quero progredir gradualmente como hoje e pretendo chegar ao Q3”, acrescentou. “Não posso prever como será a terceira sessão, mas farei apenas o que sou capaz de fazer.”