O japonês Yuki Tsunoda assumiu o objetivo de se tornar o primeiro piloto do seu país a vencer um Grande Prémio de Fórmula 1.
Tsunoda, que se estreará na Fórmula 1 com a AlphaTauri em 2021, será o primeiro piloto japonês a marcar presença na grelha desde Kamui Kobayashi em 2014.
Depois de Aguri Suzuki (1990), Takuma Sato (2004) e Kobayashi (2012) terem levado a bandeira japonesa ao degrau mais baixo do pódio, Tsunoda espera conseguir fazer com que o hino do país do sol nascente se ouça no final de uma corrida.
“Estou mesmo entusiasmado por começar e estou particularmente ansioso por correr em Suzuka, diante dos fãs japoneses”, disse Tsunoda. “A última vez que corri em Suzuka foi na Fórmula 4, por isso será uma grande diferença.”
“Também estou ansioso por visitar muitos países novos e correr em pistas diferentes. Se tivesse de escolher um dos circuitos pelo qual estou mais ansioso, para além do Japão, seria o Mónaco – há muita história lá e é um circuito muito desafiante.”
“No entanto, a melhor coisa para mim será partilhar a grelha com tantas superestrelas do desporto. É uma honra absoluta estar a competir contra alguns dos melhores pilotos do mundo.”
Questionado sobre o que o motiva a pilotar rápido, Tsunoda respondeu: “Eu só quero bater os outros pilotos e também quero ser o primeiro piloto japonês a ganhar uma corrida na Fórmula 1.”