Yuki Tsunoda sugeriu a realização de uma ressonância magnética ao cérebro dos fãs que acreditam que a AlphaTauri encenou o seu abandono para ajudar Max Verstappen a vencer o Grande Prémio dos Países Baixos.
Em Zandvoort, o japonês imobilizou o seu carro em pista após a paragem nas boxes por pensar que uma das rodas do seu AlphaTauri não se encontrava bem apertada.
No entanto, Tsunoda acabaria por receber instruções para regressar às boxes, onde a equipa colocou um novo jogo de pneus no seu AT03 e reapertou os seus cintos de segurança.
No regresso à pista, um problema no diferencial levou mesmo ao abandono de Tsunoda, situação que criou um Safety Car Virtual benéfico para o campo da Red Bull.
“Bem, é engraçado que os fãs estejam realmente entusiasmados por criar sempre este tipo de histórias”, disse Tsunoda em relação às teorias da conspiração criadas em torno do seu abandono.
“Senti de imediato algumas coisas estranhas na traseira e primeiro pensei que era o pneu. Recebi uma comunicação da equipa para parar o carro num local seguro na lateral da pista. Por isso, parei e quase desliguei o carro.”
“Mas a equipa disse-me que não encontrou nenhum problema. Foi por isso que recomeçámos e colocámos um pneu novo, mas senti claramente que havia de novo um problema.”
“Disse à equipa que havia claramente um problema. Portanto, foi por isso que eles me disseram para parar. Tratou-se de algo super simples como um problema no carro, e confirmámos que havia um problema no diferencial.”
“É claro que a situação foi um pouco confusa, mas não há razão para reclamar comigo, com a equipa, e principalmente com a Red Bull. Essa história é tão, tão louca, para ser honesto.”
“E eu também tinha uma oportunidade para somar pontos. Portanto, sim, não há nenhuma razão para simplesmente ajudá-los.”
Quando lhe perguntaram se as dúvidas dos fãs eram justificadas tendo em conta as diversas situações polémicas que marcaram a história do desporto, Tsunoda respondeu: “Não quero saber e não me interessa.”
“Só lhes quero perguntar como é que é o cérebro deles, fazer uma ressonância magnética e ver o que está errado. É engraçado como eles criam estas histórias.”
“Red Bull e AlphaTauri são equipas completamente diferentes. Bem, não são tão diferentes como as outras equipas, mas mesmo assim, é um nome diferente. Nós estamos em Itália, eles estão no Reino Unido. Trabalhamos em campos completamente diferentes.”