Yuki Tsunoda diz que tentou manter Lewis Hamilton atrás de si o máximo de tempo possível em Istambul por querer que Max Verstappen supere o britânico para chegar ao título em 2021.
O piloto japonês, que ocupou a nona posição na grelha e ascendeu a oitavo após o arranque, rapidamente começou a sentir a pressão de um Hamilton que tinha largado do 11º posto.
Na tentativa de condicionar ao máximo a recuperação do piloto da Mercedes em solo turco, Tsunoda segurou a posição durante oito voltas antes de ser finalmente ultrapassado pelo agora segundo classificado no campeonato.
Quando lhe perguntaram se tinha gostado de lutar em pista com o heptacampeão do mundo, Tsunoda respondeu: “Não me interessa muito, para ser honesto.”
“Quero que o Max vença no último ano da Honda, e também para a Red Bull. Por isso tentei segurar o Lewis tanto quanto possível. Tentei segurá-lo durante 20 voltas, oito não é suficiente.”
Tsunoda acabaria por cruzar a linha de meta numa dececionante 14ª posição após não ter evitado um pião com o AlphaTauri.
“Não conseguia ver nada por causa da sujidade e do pó”, acrescentou. “Não conseguia ver, pensava que havia um carro mesmo atrás de mim, por isso ataquei e fiz um pião.”
“O pião arruinou toda a minha corrida, por isso é uma pena. Era uma oportunidade para somarmos muitos pontos em comparação com outras equipas.”