20 carros à procura de uma volta rápida numa pista de 3543 metros que é percorrida em apenas 54 segundos: Gerir o tráfego representará uma enorme preocupação para pilotos e equipas ao longo da sessão qualificação de hoje, especialmente no Q1.
Na Fórmula 2, uma interrupção da sessão levou a que todos os pilotos estivessem em pista nos derradeiros minutos, uma situação que acabou por resultar numa colisão entre Mick Schumacher e Roy Nissany, como mencionou Valtteri Bottas.
“Penso que vai ser muito importante ter voltas limpas”, disse o finlandês. “Penso que a Fórmula 2 foi um ótimo exemplo de como as coisas se podem tornar confusas no final da qualificação, portanto, sim, precisamos de priorizar as diferenças.”
Sebastian Vettel lembrou que as voltas de arrefecimento dos pneus são realizadas muito lentamente, um fator que pode agravar a situação do tráfego, particularmente no apertado segundo setor em Sakhir.
“Com 20 carros em pista, o Q1 será muito apertado, especialmente por causa do tráfego”, afirmou. “Temos de ir muito devagar nas voltas de arrefecimento para baixar a temperatura dos pneus e isso complica as coisas. Espero que todos os pilotos consigam uma volta limpa sem serem atrapalhados.”
Dizendo que o problema do tráfego está “no limite” de se tornar perigoso, Carlos Sainz manifestou a intenção de discutir o tema com os comissários da FIA.
“É complicado”, referiu o espanhol. “Estamos todos a tentar ser o mais sensatos e seguros que podemos, mas esta pista está a oferecer alguns desafios em termos de gestão do tráfego.”

“Penso que há algumas ideias e coisas que como pilotos podemos apresentar à FIA para facilitar as coisas na chicane do segundo setor, mas sim, precisamos de encontrar uma solução, porque acho que está no limite de ficar um pouco perigoso.”
Daniil Kvyat sugeriu mesmo que a sessão fosse dividida em grupos, como acontece em algumas categorias de promoção nos traçados citadinos.
“O tráfego pode tornar-se uma espécie de lotaria, portanto precisamos de analisar o que fazer, já que pode ser um pouco estranho”, avisou. “Espero que talvez possamos dividir-nos em grupos na qualificação. Veremos. É muito apertado e estreito para nós.”
Jonathan Eddolls, engenheiro chefe AlphaTauri, considera que gerir a posição dos seus pilotos em pista será “um pesadelo”.
“Dado que é uma volta curta, um dos pontos-chave é certamente o tráfego, portanto prevejo que seja um pesadelo na qualificação”, realçou. “Já vimos sinais disso nos treinos livres. No Q1, em particular, será um verdadeiro desafio.”