Valtteri Bottas triunfou na qualificação sprint do Grande Prémio de Itália, mas será Max Verstappen a partir da pole position para o Grande Prémio de Itália.
O piloto finlandês teve um bom arranque e nunca foi incomodado por Max Verstappen, que terminou no segundo lugar e herda a pole position para a corrida de amanhã devido à troca de unidade motriz no Mercedes. Ao contrário do seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton falhou o arranque e caiu para a sexta posição, tendo recuperado apenas 1 lugar.
Pierre Gasly ascendeu ao 5º lugar na partida, mas um toque na traseira de Daniel Ricciardo danificou a sua asa dianteira. Na curva grande a asa cedeu e o piloto da AlphaTauri acabou por sair de pista e causar um Safety Car.
Os McLaren acabaram por ter uma prova tranquila, com Ricciardo a terminar em 3º e Lando Norris em 4º após ter conseguido defender-se de Hamilton durante toda a prova.
Os dois Ferrari terminaram em 6º e 7º, na frente do homem da casa Antonio Giovinazzi.
Pérez levou o Red Bull ao 9º posto após uma luta animada com Stroll. O piloto mexicano foi investigado e absolvido, após cortar a chicane e ceder a posição ao canadense.
Bottas somou 3 pontos com o triunfo de hoje, enquanto Verstappen somou 2 pelo segundo lugar. A terceira posição dá 1 ponto a Ricciardo.
Classificação da qualificação sprint em Silverstone
