Max Verstappen arrancará da pole position pela nona vez em 2021 após ter batido o Mercedes de Lewis Hamilton na sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos.
O piloto holandês estabeleceu um tempo de 1:32.910 para superar a marca do seu rival na luta pelo título por cerca de dois décimos de segundo em Austin.
Sergio Pérez, que tinha sido o mais rápido na primeira tentativa do Q3, não conseguiu confirmar a dobradinha da Red Bull em solo norte-americano, uma vez que foi 15 milésimos mais lento do que Hamilton na derradeira volta da sessão.
Apenas quarto classificado, Valtteri Bottas cairá para o nono lugar na grelha de partida devido à penalização que recebeu por estar a utilizar um novo motor de combustão interna este fim de semana.
Charles Leclerc completou os cinco primeiros numa sessão em que a apertada batalha entre a Ferrari e a McLaren terminou com vantagem para a equipa de Maranello.
O outro SF21 de Carlos Sainz, sexto colocado, partirá diante dos MCL35M de Daniel Ricciardo e Lando Norris.
Pierre Gasly e Yuki Tsunoda levaram os carros da AlphaTauri ao Q3 e foram, respetivamente, nono e décimo classificados.
O Alpine de Esteban Ocon foi o primeiro piloto a ficar de fora do Q2, terminando à frente do Aston Martin de Sebastian Vettel, do Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, do A521 de Fernando Alonso e do Williams de George Russell.
Recorde-se que Vettel, Alonso e Russell arrancarão das últimas posições da grelha por estarem a estrear novas unidades motrizes em Austin.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Aston Martin de Lance Stroll, o Williams de Nicholas Latifi, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos
