Max Verstappen alcançou a sua décima vitória na temporada de 2022 diante da armada laranja em Zandvoort e está cada vez mais isolado na liderança do campeonato.
Depois de ter garantido a pole position ao superar Charles Leclerc por apenas 21 milésimos de segundo, Verstappen susteve o ataque monegasco no arranque para o Grande Prémio dos Países Baixos e construiu uma vantagem de cerca de cinco segundos face ao piloto da Ferrari na primeira metade da corrida.
A maior ameaça à liderança de Verstappen acabaria por vir do campo da Mercedes, cuja aposta nos pneus médios para a partida permitiu que Lewis Hamilton e George Russell prolongassem o primeiro stint e assumissem as primeiras posições após a primeira troca de pneus do líder do campeonato.
Os dois pilotos da formação de Brackley trocaram os pneus médios por duros com o intuito de realizarem apenas uma passagem pela via das boxes em solo neerlandês.
No entanto, numa altura em que Hamilton já tinha entrado numa janela que lhe faria ascender ao primeiro posto assim que Verstappen efetuasse a sua segunda troca de pneus, um período de Safety Car Virtual causado por Yuki Tsunoda beneficiou a Red Bull e possibilitou que o piloto da casa fizesse a sua paragem e regressasse à pista ainda na frente.
A corrida viria a sofrer um novo revés algumas voltas mais tarde, quando Valtteri Bottas imobilizou o seu Alfa Romeo em plena reta da meta e motivou a entrada de um Safety Car que eliminou a diferença de 12 segundos que separava Verstappen e Hamilton.
Durante esse período de Safety Car, Verstappen cedeu a dianteira da corrida ao seu rival da Mercedes ao parar para colocar pneus macios no seu RB18, enquanto Russell abdicou da segunda posição ao apostar na mesma estratégia.
No reinício de corrida, Hamilton, com pneus médios usados no seu Mercedes, foi presa fácil para Verstappen, que selou dessa forma um triunfo caseiro pelo segundo ano consecutivo.
Atrás do campeão em título, Russell e Leclerc, também com o composto macio nos respetivos monolugares, ultrapassaram Hamilton e garantiram a segunda e terceira posições.
Embora tenha cruzado a linha de meta na quinta posição, Sainz, que foi prejudicado por uma primeira paragem extremamente lenta nas boxes, caiu para oitavo devido a uma penalização relacionada com um ‘unsafe release’.
O Red Bull Sergio Pérez foi, por isso, promovido ao quinto posto, enquanto Fernando Alonso recuperou sete posições para finalizar em sexto com o Alpine.
Lando Norris regressou aos lugares pontuáveis com um sétimo lugar a bordo do McLaren, ao passo que Esteban Ocon terminou em nono e Lance Stroll fechou os dez primeiros.
Valente cagada da MB com o LH…
E brilhante com GR.
Ferrari, enfim!