Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, confirmou que a AlphaTauri está interessada em integrar Colton Herta no seu alinhamento de pilotos para 2023.
O norte-americano emergiu recentemente como um forte candidato a ocupar o lugar de Pierre Gasly, que poderá estar de saída da formação de Faenza para substituir Fernando Alonso na Alpine.
No entanto, Herta, atual oitavo classificado na IndyCar Series, não possui pontos suficientes para obter a superlicença que lhe permitiria ingressar na Fórmula 1.
“Penso que podemos provar que ele é elegível”, disse Marko ao Motorsport.com. “O acordo ainda não está feito. Mas vamos avançar. Somos a Red Bull e somos corajosos, e esperamos ser bem sucedidos com ele.”
Stefano Domenicali, diretor executivo da Fórmula 1, considera que a Federação Internacional do Automóvel não deve alterar o sistema de pontos da superlicença para possibilitar a entrada de Colton Herta na grelha de 2023.
“O desporto precisa de respeitar as regras”, afirmou. “É claro que os pilotos americanos ou outros pilotos são muito importantes. Se ele for elegível para a Fórmula 1 por ter os pontos, é uma notícia fantástica.”
“Mas há uma hierarquia a seguir, há um protocolo a respeitar. É essa situação e é isso que acredito ser correto fazer.”