A correr perante o seu público, Max Verstappen foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos, rodando em 1:10.342.
O campeão do mundo em título bateu Charles Leclerc por 21 milésimos de segundo, repetindo assim a pole position do ano passado.
Carlos Sainz foi terceiro e Lewis Hamilton quarto, resultados bastante positivos para os dois pilotos.
Seguiram-se Sergio Pérez e George Russell, num Q3 que viu o piloto mexicano despistar-se já nos momentos finais da qualificação, um incidente que impediu que alguns piloto melhorassem os seus tempos, fruto da bandeira amarela que o seu despiste originou.
Lando Norris, Mick Schumacher, Yuki Tsunoda e Lance Stroll completaram o restante ‘top 10‘, onde o destaque vai obviamente para Schumacher e Stroll, que chegaram ao Q3 apenas pela segunda vez esta temporada.
Eliminados no Q2 ficaram Pierre Gasly, Esteban Ocon, Fernando Alonso, Zhou Guanyu e Alexander Albon.
Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel e Nicholas Latifi foram logo eliminados na primeira fase da qualificação, num Q1 em que o piloto alemão da Aston Martin mostrou ter ritmo para chegar mais longe, mas um erro na sua derradeira tentativa deitou por terra uma duplo resultado positivo para a equipa de Silverstone.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos