Max Verstappen alcançou a sua quinta pole position da temporada e partilhará a primeira linha da grelha de partida para o Grande Prémio do Canadá com o Haas de Nico Hulkenberg.
O neerlandês da Red Bull estabeleceu um tempo de 1:25.858 com o composto intermédio da Pirelli antes de Oscar Piastri protagonizar um acidente que motivou a interrupção do Q3 em Montreal.
Com a chuva a intensificar-se durante o período de bandeira vermelha, os pilotos não conseguiram melhorar as suas marcas nos restantes sete minutos da sessão, situação que permitiu a Hulkenberg manter o surpreendente segundo lugar na grelha.
É a terceira vez que o alemão arrancará da primeira linha para um Grande Prémio de Fórmula 1, depois das corridas do Brasil em 2010 e da Áustria em 2016.
Fernando Alonso levou o Aston Martin ao terceiro posto, enquanto os pilotos da Mercedes concluíram os cinco primeiros, com Lewis Hamilton na frente de George Russell.
Esteban Ocon terminou em sexto ao volante do Alpine e Lando Norris foi o sétimo classificado com o monolugar da McLaren.
Carlos Sainz alinhará apenas em oitavo na sequência de uma dececionante qualificação para a Ferrari, ao passo que o McLaren de Piastri e o Williams de Alex Albon fecham o top 10.
Numa segunda fase da sessão em que a chuva deu tréguas e permitiu a utilização dos pneus macios por alguns minutos, ficaram de fora Charles Leclerc, Sergio Pérez, Lance Stroll, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas.
Yuki Tsunoda falhou o acesso ao Q2 por 16 milésimos de segundo, enquanto Pierre Gasly registou apenas o 17º tempo após ter sido bloqueado pelo tráfego no último setor da sua derradeira volta rápida.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram ainda o AlphaTauri de Nyck de Vries, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o Williams de Logan Sargeant.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Canadá