Max Verstappen foi penalizado devido a uma infração durante o período de Safety Car Virtual e caiu para o quarto lugar na corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo.
O piloto da Red Bull foi demasiado rápido no final do período de Safety Car Virtual e não respeitou o tempo mínimo, incorrendo assim numa penalização de cinco segundos.
Com a sanção, Verstappen desde ao quarto posto por troca com Charles Leclerc e perde mais um ponto para Lando Norris no campeonato.
“O artigo 56.5 estabelece, em parte, que “todos os carros devem também estar acima dotempo mínimo quando os painéis de luzes da FIA mudam para verde””, lê-se no comunicado dos comissários desportivos.
“O piloto estava 0,63 segundos abaixo do tempo mínimo no final do VSC quando os painéis luminosos da FIA mudaram para verde. Isto indica uma vantagem desportiva obtida com o VSC.”
“O piloto explicou que, como estava a aguardar o fim da VSC e recebeu a notificação de que estava abaixo do tempo mínimo, tentou corrigir o erro, mas não o fez até ao momento em que os painéis ficaram verdes. Trata-se de uma infração e é aplicada a sanção normal pela vantagem obtida nesse momento. O efeito líquido deste facto coloca o condutor à frente da posição em que se encontrava no início da VSC e não em resultado de o carro da frente ter abrandado.”