Carlos Sainz arrancará da pole position pela segunda vez na sua carreira depois de ter realizado o segundo melhor tempo na sessão de qualificação em Spa-Francorchamps.
A chuva de penalizações relacionada com as trocas de unidades motrizes e caixa de velocidades deu origem a uma sessão peculiar em solo belga, uma vez que Max Verstappen, Charles Leclerc, Lando Norris, Esteban Ocon, Zhou Guanyu e Mick Schumacher estavam cientes de que iriam lutar por um lugar entre o 15º e o 20º – enquanto Valtteri Bottas tinha a 14ª posição reservada por não ter acumulado sanções suficientes para ser atirado para o final da grelha.
Embora Verstappen tenha estabelecido uma marca de 1:43.665 que lhe permitiu ser seis décimos de segundo mais rápido do que Sainz, será o espanhol da Ferrari a partir da pole position na Bélgica.
Sergio Pérez colocou o outro Red Bull na terceira posição da tabela de tempos e partilhará, por isso, a primeira linha da grelha com Sainz no domingo.
Leclerc, que efetuou a sua única tentativa do Q3 com pneus macios usados devido a um erro da sua equipa, não foi além do quarto posto, o que significa que deverá sair de 16º para a corrida.
Ocon, outro dos pilotos penalizados, foi o quinto mais rápido, diante do outro Alpine de Fernando Alonso, que começará a corrida de terceiro.
Os Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell terminaram na sétima e oitava posições e serão quarto e quinto na grelha, ao passo que Alex Albon assegurou um nono lugar que se transformará em sexto.
Norris, que também será forçado a recuar posições na grelha, levou o McLaren ao décimo posto.
O outro MCL36 de Daniel Ricciardo, o AlphaTauri de Pierre Gasly, o Alfa Romeo de Zhou, o Aston Martin de Lance Stroll e o Haas de Schumacher falharam o acesso à terceira fase da sessão.
De fora no Q1 ficaram o Aston Martin de Sebastian Vettel, o Williams de Nicholas Latifi, o Haas de Kevin Magnussen, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica