Max Verstappen liderou uma primeira sessão de treinos livres agitada em Melbourne.
O regresso da Fórmula 1 a solo australiano ficou marcado por uma atribulada sessão de treinos livres, com saídas de pista, incidentes relacionados com o tráfego e duas interrupções: primeiro na sequência de um problema que impediu a direção de corrida de receber os dados GPS e depois devido a uma anomalia que forçou Logan Sargeant a parar o seu Williams em pista.
Embora tenha estabelecido o tempo de 1:18.790 para se afirmar como o mais rápido em Melbourne, Verstappen também não evitou os problemas, abortando diversas voltas rápidas na fase final da sessão e protagonizando um pião na sua derradeira tentativa.
Lewis Hamilton registou uma marca quatro décimos de segundo mais lenta do que a do neerlandês da Red Bull e terminou na segunda posição, enquanto Sergio Pérez foi o terceiro classificado após uma volta realizada com pneus médios.
Fernando Alonso fechou a sessão no quarto posto e na frente dos monolugares da Ferrari, com Charles Leclerc a superar o outro SF-23 de Carlos Sainz.
No sétimo lugar ficou o McLaren de Lando Norris, ao passo que Pierre Gasly levou o melhor dos carros da Alpine à oitava posição.
O Mercedes de George Russell e o Aston Martin de Lance Stroll encerraram os dez primeiros no traçado de Albert Park.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália