Algumas horas depois de ter dominado o Grande Prémio da Áustria e triunfado pela sétima vez em 2023, Max Verstappen vibrou com a histórica vitória de Shane van Gisbergen na corrida da NASCAR Cup Series em Chicago.
Estrela do campeonato Supercars australiano, onde alcançou três títulos até à data, Van Gisbergen rumou no passado fim de semana aos Estados Unidos para participar na primeira corrida citadina de sempre da NASCAR.
Numa corrida que se iniciou com o piso molhado após um período de forte precipitação que chegou a colocar o evento em risco, Van Gisbergen impressionou ao volante do Chevrolet Camaro da Trackhouse Racing e chocou o mundo do desporto motorizado ao conquistar a vitória na sua estreia em solo norte-americano.
Foi a primeira vez em seis décadas que um piloto triunfou na sua corrida de estreia na NASCAR Cup Series.
“Fiquei acordado para ver e nunca me senti tão nervoso na minha vida a ver outra pessoa correr e tentar ganhar”, disse Verstappen. “Eu estava literalmente aos gritos em frente ao ecrã para ver se ele ganhava.”
“É muito, muito impressionante entrar num carro que não conhecemos, um carro muito difícil de conduzir. E ele chega lá e domina absolutamente a corrida.”
“Eu sei que ele é um ótimo piloto, sei do que é capaz. E sei como ele é bom em diferentes tipos de disciplinas. Ele é ótimo, claro, nos Supercars, mas também é muito bom num carro de ralis. E claramente também é ótimo num NASCAR.”
“O Shane é assim. Ele continua a ser o louco que trava com o pé direito!”
Esta última frase de Verstappen é uma referência à peculiar técnica de travagem de Van Gisbergen, que utiliza o pé esquerdo para acionar a embraiagem e trava com a parte superior do pé direito enquanto pressiona o acelerador com o calcanhar.
“Eu também estou sempre a ver isso no simulador”, acrescentou Verstappen. “Ele faz parte da Team Red Line e às vezes corremos juntos.”
“É de loucos que ele seja tão rápido com aquela técnica. Mas ele também é muito bom com o combustível, por exemplo, devido à forma como conduz.”
“É impressionante. Eu não consigo fazer aquilo! Mas ele cresceu assim.”
Quando lhe perguntaram se planeava seguir os passos de Van Gisbergen e participar numa corrida da NASCAR Cup Series, Verstappen respondeu: “Não, não é o meu estilo.”
“Eu gosto de assistir e fiquei muito feliz pelo Shane. Mas ficaria satisfeito se pudesse ir lá só para beber uma cerveja e desfrutar do espetáculo.”