Max Verstappen repetiu a pole position numa sessão de qualificação para a corrida sprint dececionante para a Mercedes em Spielberg.
O líder do campeonato garantiu a primeira posição na grelha de partida para a prova sprint desta tarde ao bater o tempo do seu colega de equipa Sergio Pérez por quase meio segundo.
Quarto classificação na qualificação que definiu a grelha para a corrida, Lando Norris mostrou-se ainda mais competitivo na sprint-shootout e alcançou um muito positivo terceiro posto com o McLaren.
Também brilhante foi a prestação de Nico Hulkenberg, que levou o Haas ao quarto lugar após uma volta efetuada com o composto médio da Pirelli.
Com um Ferrari significativamente menos competitivo do que no dia de ontem, Carlos Sainz e Charles Leclerc foram apenas quinto e sexto classificados, diante dos Aston Martins de Fernando Alonso e Lance Stroll.
Esteban Ocon, ao volante do Alpine, e Kevin Magnussen, no segundo carro da Haas, encerraram os dez primeiros.
Depois de Pérez ter sido eliminado de forma prematura na sessão de qualificação de ontem, desta feita foi a Mercedes a não corresponder às expectativas: Lewis Hamilton ficou pelo caminho no SQ1 e George Russell não estabeleceu um tempo no SQ2 devido a um problema no seu monolugar.
De fora na segunda fase da sessão, para além de Russell, ficaram o Williams de Alex Albon, o Alpine de Pierre Gasly e os AlphaTauris de Yuki Tsunoda e Nyck de Vries.
Zhou Guanyu terminou um milésimo de segundo atrás do Ferrari de Leclerc e acabou eliminado no SQ1, juntamente com o McLaren de Oscar Piastri, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o Williams de Logan Sargeant.
Classificação da sessão de qualificação para a corrida sprint do Grande Prémio da Áustria
