Max Verstappen obteve a sua quinta pole position da temporada numa sessão de qualificação em que os três mais rápidos ficaram separados por 57 milésimos de segundo.
O neerlandês, que pode chegar este domingo ao seu segundo título mundial, estabeleceu um tempo de 1:29.304 que lhe permitiu bater o Ferrari de Charles Leclerc por 10 milésimos em Suzuka.
Verstappen está, no entanto, sob investigação na sequência de um incidente com Lando Norris. O piloto da McLaren viu-se forçado a sair de pista para evitar o contacto com o Red Bull quando ambos preparavam as suas voltas rápidas no Q3.
Carlos Sainz qualificou-se imediatamente atrás do seu colega de equipa e partilhará a segunda linha da grelha de partida com o Red Bull de Sergio Pérez.
Esteban Ocon colocou o Alpine na quinta posição e à frente do Mercedes de Lewis Hamilton, enquanto Fernando Alonso registou a sétima marca ao volante do outro monolugar da marca francesa.
George Russell não foi além da oitava posição com o Mercedes, ao passo que o Aston Martin de Sebastian Vettel e o McLaren de Norris completaram os dez primeiros.
Daniel Ricciardo falhou o acesso à terceira fase da sessão de qualificação por três milésimos e arrancará para a corrida do 11º posto, diante do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, do AlphaTauri de Yuki Tsunoda, do segundo C42 de Zhou Guanyu e do Haas de Mick Schumacher.
O Williams de Alex Albon, o AlphaTauri de Pierre Gasly, o Haas de Kevin Magnussen, o Aston Martin de Lance Stroll e o segundo FW44 de Nicholas Latifi alinharão nas últimas posições da grelha após terem sido eliminados no Q1.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão