Max Verstappen recebeu uma reprimenda pelo incidente com Lando Norris na sessão de qualificação e manteve a pole position em Suzuka.
O piloto neerlandês foi colocado sob investigação devido a um desentendimento com o McLaren de Norris na fase final da sessão de qualificação.
Norris, que tentava ultrapassar o Red Bull do campeão em título quando ambos estavam a preparar as suas voltas rápidas, viu-se forçado a sair de pista para evitar o contacto com o seu rival.
“O piloto do carro 1 tinha conhecimento do carro 55 à frente e do carro 4 a aproximar-se e decidiu acelerar precisamente ao mesmo tempo que o carro 4 decidiu ultrapassar o carro 1”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“Infelizmente, devido à falta de temperatura nos pneus do carro 1, o piloto perdeu momentaneamente o controlo do carro, fazendo-o guinar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.”
“O piloto do carro 4 declarou que este foi simplesmente um incidente infeliz, mas é da responsabilidade do piloto manter sempre o controlo do seu carro.”
“Em termos de punição, todas as infrações prévias desta natureza resultaram numa penalização semelhante à que foi imposta neste caso.”