Depois de se ter queixado de um carro “inguiável” na corrida sprint, Max Verstappen surpreendeu ao obter a pole position para o Grande Prémio do Qatar.
O tetracampeão do mundo, que não tinha ido além do oitavo lugar na prova sprint, liderou uma sessão de qualificação pela primeira vez desde o Grande Prémio da Áustria.
Verstappen partilhará a primeira linha com o Mercedes de George Russell, que foi 55 milésimos de segundo mais lento do que o neerlandês.
Após a dobradinha conquistada na corrida sprint, os pilotos da McLaren qualificaram-se em terceiro e quarto, com Lando Norris na frente de Oscar Piastri.
Charles Leclerc foi o mais veloz dos pilotos da Ferrari e dividirá a terceira linha com Lewis Hamilton.
Carlos Sainz ficou com o sétimo posto ao volante do outro Ferrari, enquanto Fernando Alonso arrancará logo atrás do seu compatriota.
O Red Bull de Sergio Pérez e o Haas de Kevin Magnussen fecharam em nono e décimo.
O Alpine de Pierre Gasly, os Sauber de Zhou Guanyu e Valtteri Bottas, o VCARB de Yuki Tsunoda e o Aston Martin de Lance Stroll falharam o acesso ao Q3 em Losail.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Williams de Alex Albon, o VCARB de Liam Lawson, o Haas de Nico Hulkenberg, o Williams de Franco Colapinto e o Alpine de Esteban Ocon.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio do Qatar
