Max Verstappen voltou a recuperar pontos aos pilotos da McLaren numa corrida sprint marcada pelos abandonos de Lando Norris e Oscar Piastri em Austin.
Piastri, terceiro na grelha de partida, teve um arranque mais bem conseguido do que Norris e colocou-se de imediato ao lado do carro do seu colega de equipa.
O piloto australiano tinha a trajetória exterior na abordagem à primeira curva, mas optou por abdicar dessa posição em pista para tentar surpreender Norris com um mergulho por dentro.
Foi nesse momento que Piastri entrou em contacto com o Sauber de Nico Hulkenberg, que por sua vez estava a ser apertado pelo Aston Martin de Fernando Alonso.
A colisão entre Piastri e Hulkenberg lançou o McLaren do líder do campeonato contra o outro MCL39 de Norris, provocando o abandono de ambos.
O incidente, que motivou também o abandono de Alonso, não resultou na atribuição de qualquer penalização por parte da direção de corrida.
George Russell, quinto na grelha de partida, foi promovido ao segundo lugar na sequência da caótica primeira volta da corrida.
Embora tenha pressionado Verstappen nas voltas que sucederam o reinício de corrida, Russell acabou por não ter ritmo para acompanhar o neerlandês, que alcançou assim mais um triunfo numa sprint da Fórmula 1.
Carlos Sainz beneficiou da colisão para ascender a terceiro com o Williams, posição que manteve até à bandeirada de xadrez.
Os pilotos da Ferrari foram quarto e quinto classificados, com Lewis Hamilton a superar Charles Leclerc após ter sido ultrapassado pelo monegasco no arranque.
Alex Albon levou o Williams ao sexto lugar, enquanto Yuki Tsunoda ganhou 11 posições na primeira volta e terminou em sétimo com o Red Bull.
Oliver Bearman cruzou a linha de meta em oitavo, mas uma penalização de 10 segundos por ter saído de pista para se manter na frente de Andrea Kimi Antonelli promoveu o piloto da Mercedes ao último lugar pontuável.
A corrida terminou atrás do Safety Car devido a uma colisão entre Lance Stroll e Esteban Ocon na Curva 1.






