Max Verstappen resistiu à pressão imposta por Lewis Hamilton para levar a melhor sobre o seu rival na luta pelo título e conquistar a oitava vitória da temporada no Circuito das Américas.
O piloto holandês, que tinha assegurado a pole position em solo norte-americano, perdeu a liderança para o seu rival da Mercedes na primeira curva da corrida em Austin.
Um ritmo mais competitivo do que a Mercedes na primeira fase da corrida levou a Red Bull a apostar no undercut, com Verstappen a entrar nas boxes na 10ª volta para substituir os pneus médios por duros.
Tirando partido dos pneus novos para ser mais rápido do que um Hamilton que rodava com pneus médios usados, Verstappen recuperou a primeira posição quando o britânico realizou, três voltas mais tarde, a sua paragem nas boxes.
A situação repetiu-se no segundo período de paragens nas boxes: Verstappen cedeu a liderança ao parar mais cedo e voltou a ascender a primeiro com a troca de pneus de Hamilton, que regressou à pista oito segundos atrás do Red Bull.
Com pneus duros oito voltas mais frescos, Hamilton forçou o ritmo e rapidamente partiu em busca do Red Bull de Verstappen, aproximando-se bastante da traseira do RB16B mas cruzando a linha de meta a uns escassos 1,3 segundos da vitória.
Sergio Pérez, terceiro na grelha de partida, realizou uma corrida solitária e manteve a posição que tinha garantido na qualificação, obtendo assim o quarto pódio da sua temporada de estreia com a Red Bull.
Charles Leclerc colocou a Ferrari no topo da batalha do segundo pelotão ao superar o McLaren de Daniel Ricciardo, que completou os cinco primeiros ao volante do McLaren.
Um discreto Valtteri Bottas ultrapassou o Ferrari de Carlos Sainz ao cair do pano para terminar em sexto, ao passo que Lando Norris foi oitavo classificado no outro monolugar da McLaren.
Yuki Tsunoda regressou aos pontos com um nono lugar ao serviço da AlphaTauri em Austin, enquanto Sebastian Vettel encerrou os dez primeiros com o Aston Martin.
Os Alpines de Esteban Ocon e Fernando Alonso e o AlphaTauri de Pierre Gasly abandonaram a corrida com problemas nos respetivos monolugares.
Classificação do Grande Prémio dos Estados Unidos
