Max Verstappen alcançou a sua primeira pole position no Mónaco numa sessão de qualificação de cortar a respiração em que lutou até ao cair do pano com Fernando Alonso.
O piloto neerlandês, que tinha perdido dois décimos de segundo para o Aston Martin de Alonso nos dois primeiros setores da sua derradeira volta, realizou um terceiro setor inacreditavelmente rápido para superar o espanhol por 84 milésimos e garantir a 23ª pole da carreira.
Charles Leclerc, ao volante do mais veloz dos carros da Ferrari, terminou cerca de um décimo atrás do bicampeão em título da Red Bull e alinhará na terceira posição para o seu Grande Prémio de casa.
Esteban Ocon partilhará a segunda linha da grelha de partida após ter efetuado um surpreendente quarto tempo com o Alpine, enquanto Carlos Sainz arrancará de quinto com o segundo Ferrari.
Lewis Hamilton levou o melhor dos Mercedes ao sexto posto e partirá para a corrida à frente do Alpine de Pierre Gasly e do outro W14 de George Russell.
Mostrando-se competitivo em todas as fases da sessão, Yuki Tsunoda colocou o AlphaTauri no nono lugar, diante do McLaren de Lando Norris.
Oscar Piastri foi 18 milésimos mais lento do que o seu colega de equipa e ficou pelo caminho no Q2, juntamente com o AlphaTauri de Nyck de Vries, o Williams de Alex Albon, o Aston Martin de Lance Stroll e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas.
O Williams de Logan Sargeant, os Haas de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o Red Bull de Sergio Pérez, que protagonizou um acidente em Sainte Devote, ficaram de fora na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Mónaco