Sebastian Vettel conquistou a 52ª pole position da carreira numa sessão de qualificação em que a Ferrari assegurou a primeira linha da grelha de partida para o Grande Prémio da China.
O alemão chegou à sua segunda pole do ano ao rodar em 1:31.095 e bater Kimi Raikkonen por apenas 87 milésimos de segundo em Shanghai.
O esforço de Raikkonen esteve perto de ser recompensado com a pole mas foi, ainda assim, suficiente para bater os Mercedes.
Valtteri Bottas voltou a ser o melhor dos ‘flechas de prata’ e qualificou-se em terceiro, sendo mais de meio segundo mais lento do que Vettel.
À semelhança do que aconteceu no Bahrain, Hamilton não se mostrou particularmente rápido na qualificação e um erro na última volta fez com que o britânico perdesse a oportunidade de melhorar o seu tempo, terminando a sessão a 50 milésimos do seu colega de equipa e a quase seis décimos de Vettel.
A Red Bull não foi capaz de se intrometer na luta pela pole e colocou ambos os carros na terceira linha da grelha, com Max Verstappen diante de Daniel Ricciardo.
Em sétimo e na posição de ‘melhor dos outros’ surge o Renault de Nico Hulkenberg, que no Q3 foi mais veloz do que o Force India de Sergio Perez, o outro R.S.18 de Carlos Sainz e o Haas de Romain Grosjean.
De fora no Q2 ficaram o Haas de Kevin Magnussen, o Force India de Esteban Ocon, os dois McLaren de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne e o Toro Rosso de Brendon Hartley.
Eliminados no Q1 e a ocupar as últimas posições da grelha estarão os Williams de Sergey Sirotkin e Lance Stroll, o Toro Rosso de Pierre Gasly e os Sauber de Charles Leclerc e Marcus Ericsson.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da China