Sebastian Vettel foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres ao bater o seu colega de equipa por quase meio segundo no Circuito Internacional de Shanghai.
Numa sessão marcada pelos problemas da Red Bull e particularmente pela falha no motor Renault do RB14 de Daniel Ricciardo, Vettel estabeleceu o melhor tempo do fim de semana ao rodar em 1:33.018 com ultramacios montados no seu SF71H.
Kimi Raikkonen levou o outro Ferrari à segunda posição mas foi 0,451s mais lento do que Vettel.
Valtteri Bottas foi o melhor dos Mercedes ao terminar em terceiro com o W09, a cerca de sete décimos do tempo de Vettel e a três do seu compatriota.
Depois dos problemas no monolugar de Ricciardo, o Red Bull de Max Verstappen foi o único a constar nas posições cimeiras, com o holandês a ser quarto para se intrometer entre os dois Mercedes.
Lewis Hamilton apanhou alguns sustos com ligeiras saídas de pista e até um pião e não foi além do quinto posto, sendo um segundo mais lento do que Vettel.
O Haas de Kevin Magnussen foi o sexto mais rápido e o dinamarquês impressionou ao ser o único entre os dez primeiros a marcar o seu tempo com pneus macios.
Sergio Perez e Esteban Ocon demonstraram que a Force India pode estar a ganhar competitividade ao serem, respetivamente, sétimo e oitavo.
O Renault de Carlos Sainz foi nono e o Williams de Sergey Sirotkin mostrou-se mais veloz do que ontem para encerrar o top 10.
Destaque ainda para os McLaren, que poderão ter dificuldades para garantir o acesso à Q3 e para Romain Grosjean, que ocupou a última posição após ter visto chamas saírem dos travões do seu VF-18.
Classificação da terceira sessão de treinos livres em Shanghai