Sebastian Vettel liderou a sessão que marcou o início da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona e já rodou dois segundos abaixo do melhor tempo obtido por Daniel Ricciardo na primeira semana de testes do ano passado.
O alemão estabeleceu um tempo de 1:18.161 com o Ferrari SF90 e ficou a cerca de um segundo do melhor tempo que o próprio registou no sétimo dia de testes de 2018.
Apesar de ter completado apenas 20 voltas, Sergio Perez esteve em bom plano e levou o Racing Point à segunda posição.
Não recorrendo ainda aos pneus mais macios e realizando longas séries de voltas, a Mercedes não se focou nos tempos por volta e Valtteri Bottas terminou em terceiro, a cerca de dois segundos de Vettel.
Kimi Raikkonen não evitou uma saída de pista nos minutos iniciais da sessão mas regressou pouco depois para registar o quarto tempo com o Alfa Romeo C38 apresentado esta manhã na via das boxes do circuito.
Max Verstappen evitou problemas nas primeiras voltas ao volante de um Red Bull equipado com a unidade de potência da Honda e foi quinto na frente do McLaren de Carlos Sainz e do Renault de Nico Hulkenberg.
Romain Grosjean viu a sua sessão matinal ser comprometida por um problema de pressão de combustível do Haas VF-19 e foi o piloto que menos voltas completou.
De regresso à Fórmula 1 após uma ausência de um ano, Daniil Kvyat estreou o Toro Rosso STR14 e fechou a tabela de tempos.
Classificação da primeira manhã de testes em Barcelona