Uma “montanha-russa” de acontecimentos e um “fracasso” em termos de títulos: É assim que Sebastian Vettel resume a sua passagem pela Ferrari, que chegará ao fim no Grande Prémio de Abu Dhabi deste fim de semana.
Vettel, que se juntou à Ferrari para a temporada de 2015, iniciará em 2021 um novo capítulo da sua carreira ao ingressar na Aston Martin.
O quatro vezes campeão do mundo não conseguiu cumprir o objetivo de chegar ao título pela Ferrari e despede-se da equipa de forma difícil, já que apenas uma das suas 14 vitórias foi somada nos últimos dois anos.
Questionado sobre a relevância de ter sido o terceiro piloto mais bem sucedido da Ferrari, o alemão respondeu: “Não muda nada. Continuamos a falhar. Tínhamos a ambição e o objetivo de ganhar o campeonato e não o fizemos. Penso que é apenas uma reflexão honesta.”
“Enfrentamos uma equipa muito forte, uma combinação de pilotos, mas o nosso objetivo era sermos mais fortes do que isso e nesse aspeto falhamos. Há razões para isso, tivemos corridas boas, corridas más, às vezes estávamos perto, às vezes estávamos longe.”
Em 2018, o último ano em que lutou verdadeiramente pelo título, uma saída de pista quando liderava o Grande Prémio da Alemanha pareceu representar um ponto de viragem no seu percurso com a Ferrari.
“Penso que foi basicamente uma viagem de montanha-russa ao longo dos anos, com muitas coisas a acontecerem”, acrescentou.
“É claro que em termos de ímpeto naquele ano, não estava a ajudar. Foi um erro pequeno, mas com enormes consequências e uma enorme penalização, mas houve definitivamente mais coisas a acontecer.”
“Penso que eu 2018 tivemos obviamente o falecimento de Marchionne, e acho que também houve a alteração de liderança do Maurizio [Arrivabene] para o Mattia [Binotto]. Portanto, 2018 foi um ano decisivo por muitos motivos.”
“Não sei se podemos explicar com apenas uma coisa. Obviamente, em 2016 separámo-nos do James [Allison, diretor técnico] por causa de conflitos pessoais, e olhando para trás, havia muitas coisas que poderíamos e deveríamos ter feito melhor.”