Sebastian Vettel foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália e liderou uma dobradinha da Ferrari em Monza.
Depois de uma manhã marcada pela chuva, a segunda sessão realizou-se com piso seco mas começou de forma atribulada, já que um problema no DRS do Sauber fez com que Marcus Ericsson batesse violentamente nas barreiras de proteção do circuito e capotasse três vezes antes de se imobilizar na escapatória da primeira curva, num incidente que felizmente não provocou consequências físicas no sueco.
Na frente, Vettel rodou em 1:21.105 com supermacios para estabelecer a melhor volta do dia mas não se livrou de um susto quando perdeu o controlo do Ferrari na última curva do circuito, não evitando uma saída pela escapatória e um ligeiro toque na barreira de pneus que danificou a asa traseira do SF71H.
Kimi Raikkonen assegurou uma dobradinha da Ferrari no final do dia ao ser o segundo mais rápido e terminou apenas 17 milésimos na frente do Mercedes de Lewis Hamilton.
Em quarto e a praticamente sete décimos do tempo de Vettel ficou o outro Mercedes de Valtteri Bottas, que bateu os Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo.
Esteban Ocon e Sergio Perez, protagonistas da primeira sessão, voltaram a estar em bom plano e colocaram a Racing Point Force India na posição de ‘melhor das outras’ ao terminarem em sétimo e oitavo.
Charles Leclerc levou o Sauber ao nono posto e o Renault de Nico Hulkenberg completou os dez primeiros.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália