Sebastian Vettel diz que o sexto lugar no Grande Prémio do Japão é “um mega resultado” para a Aston Martin.
O piloto alemão, que se tinha qualificado na nona posição em Suzuka, caiu para a cauda do pelotão logo após o arranque devido a um toque com o Alpine de Fernando Alonso.
No entanto, o facto de ter sido um dos primeiros a trocar os pneus de chuva por intermédios aquando do reinício de corrida permitiu a Vettel ganhar terreno a grande parte do pelotão e reentrar na luta pelos lugares pontuáveis.
Enquanto as atenções estavam naturalmente focadas na consagração de Max Verstappen, o piloto da Aston Martin bateu Alonso ao ‘photo finish’ para assegurar um sexto lugar que iguala o seu melhor resultado da temporada.
“Obviamente, foi uma pena que só tenhamos conseguido fazer metade da corrida”, disse Vettel. “Mas pelo menos as pessoas nas bancadas conseguiram ver alguma competição. Nós estávamos à espera do reinício no seco, mas imagino que deve ter sido bastante desagradável estar ali sentido à chuva durante um par de horas.”
“Fiz um arranque muito bom, mas depois colidi com outro carro na primeira curva. Não conseguia ver nada, portanto não tenho a certeza do que aconteceu, talvez tenha entrado em aquaplaning ou cometido um erro, mas perdi todas as posições que tinha ganho e caí para último.”
“Quando a corrida recomeçou, tomámos uma boa decisão ao parar de imediato para os intermédios. Foi uma ótima paragem. Depois ataquei como um louco para fazer o undercut à maior parte do pelotão.”
“Foi um fim de semana de sonho. Somar oito pontos é um mega resultado para nós. Sinto-me triste por ter feito a minha última corrida aqui, mas foi um fim de semana maravilhoso e só posso agradecer a todos os fãs fantásticos de Suzuka.”