Sebastian Vettel diz ter ficado “totalmente surpreendido” com o ritmo da Aston Martin em Austin e admitiu que sentirá falta dos momentos de adrenalina que marcaram a parte final da sua corrida.
O quatro vezes campeão do mundo alinhou na décima posição da grelha de partida para o Grande Prémio dos Estados Unido e realizou um arranque que lhe permitiu saltar para o quinto posto.
Vettel, que tirou partido do período de Safety Car provocado pela saída de pista de Valtteri Bottas para parar pela primeira vez nas boxes, prolongou o seu segundo stint e chegou mesmo a assumir a liderança da corrida durante duas voltas.
No entanto, uma longa paragem de 17 segundos na sua segunda troca de pneus fê-lo cair para a 13ª posição na 41ª de 56 voltas em solo norte-americano.
O piloto da Aston Martin efetuou uma espetacular parte final de corrida e ultrapassou Kevin Magnussen na penúltima curva para garantir um oitavo lugar que se transformaria em sétimo com a penalização atribuída a Fernando Alonso.
Quando lhe perguntaram se tinha alguma explicação para a recente subida de forma da sua equipa, Vettel respondeu: “Não, na verdade não.”
“Cuidámos bem dos pneus, mas não creio que esse seja o fator principal. Foi uma surpresa total sermos mais rápidos do que a McLaren e a Alpine hoje.”
“Obviamente, teríamos somado o dobro dos pontos sem o pitstop lento. Em troca, pelo menos tive uma corrida divertida e pudemos recuperar alguns pontos.”
“Infelizmente, não tínhamos o ritmo nas retas para ultrapassar confortavelmente, por isso tive de tentar algo fora do comum, seja nos travões ou em pontos invulgares. E resultou na maior parte das vezes.”
“Diverti-me e tive batalhas apertadas, especialmente com o Kevin no final. Ele é um dos pilotos mais difíceis de ultrapassar em todo o pelotão, mas deixou-me espaço suficiente e foi muito divertido para ambos.”
O alemão, que colocará um ponto final na sua carreira no final da presente temporada, confessou que sentirá falta da adrenalina proporcionada pelas batalhas em pista com os seus adversários.
“Obviamente, vou ter saudades destes momentos”, acrescentou. “Isso não é um segredo.”
“Mas eu pensei muito antes de tomar a decisão e também estava ciente de que vou sentir falta da adrenalina. Obviamente, partes de mim vão sentir muito a falta destes momentos, mas outras partes estão ansiosas pelo que está para vir.”