Sebastian Vettel foi penalizado com três posições na grelha de partida por bloquear o Renault de Carlos Sainz durante a qualificação para o Grande Prémio da Áustria.
Com esta penalização, Vettel perde o terceiro lugar e cai para sexto, promovendo as subidas de Kimi Raikkonen, Max Verstappen e Romain Grosjean, com este último a arrancar de quinto com o Haas.
O piloto da Ferrari disse que não tinha intenção de prejudicar Sainz e que não se apercebeu da aproximação do espanhol.
“É claro que não o queria bloquear ou arruinar a volta dele”, disse. “Estava a terminar a minha volta e a olhar pelos espelhos e conseguia ver qualquer coisa, e depois quando verifiquei não vi nada porque ele já estava ao meu lado.”
“Felizmente não fez diferença para ele. Quando a asa traseira está fechada e há uma pequena subida, não dá para ver literalmente nada.”
Os comissários desportivos admitiram a possibilidade de Vettel não ter sido capaz de ver Sainz pelos espelhos e mencionaram também a ausência de qualquer aviso via rádio, mas decidiram atribuir a penalização pelo facto de o piloto ter abrandado demasiado e permanecido na trajetória numa volta lenta.