Sebastian Vettel recebeu uma multa suspensa no valor de 25 mil euros pela sua postura no briefing de pilotos de sexta-feira em Spielberg.
O alemão terá expressado o seu desagrado em relação à forma inconsistente como Niels Wittich e Eduardo Freitas estão a aplicar os regulamentos desportivos da Fórmula 1.
De acordo com os comissários desportivos, o clima de tensão entre o piloto da Aston Martin e a direção de corrida levou a que Vettel abandonasse a reunião sem permissão.
No entanto, um pedido de desculpas de Vettel a Wittich apaziguou os ânimos e evitou consequências mais severas para o quatro vezes campeão do mundo.
“Sebastian Vettel deixou o briefing de pilotos desta sexta-feira sem permissão e expressando frustração”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“Os pilotos não estão autorizados a abandonar quando querem. Os pilotos a este nível são exemplos para os pilotos de todo o mundo e na opinião dos comissários, Vettel não esteve à altura desse padrão neste caso.”
“Subsequentemente, Vettel teve uma reunião com o diretor de corrida, que informou os comissários de que Vettel tinha pedido desculpas sem reservas e que, para além disso, houve uma conversa muito construtiva sobre a reunião e outros tópicos.”
“Os comissários determinam que há uma infração que não pode passar impune, mas que o relatório do diretor de corrida indica que há fatores mitigadores. Por isso, os comissários atribuem uma multa de 25 mil euros que está suspensa até ao final da temporada de 2022.”