James Vowles, diretor de equipa da Williams, diz que o incidente que colocou Alex Albon fora dos lugares pontuáveis em Singapura pode ter impacto na classificação final do campeonato de construtores.
Depois de ter tirado partido do período de Safety Car Virtual para colocar pneus novos no seu carro, à semelhança do que fizeram os pilotos da Mercedes, Albon atacava a nona posição de Liam Lawson quando uma tentativa falhada de ultrapassagem de Sergio Pérez o fez cair para fora dos dez primeiros.
Embora os comissários desportivos tenham responsabilizado Pérez pela colisão e atribuído uma sanção de cinco segundos ao mexicano, Albon acabou por não ir além do 11º lugar.
O incidente permitiu ainda que a Haas e a AlphaTauri, duas das principais rivais da Williams, somassem mais um ponto na corrida disputada no Circuito de Marina Bay.
“Foram-nos retirados alguns pontos que estavam em cima da mesa”, disse Vowles. “É frustrante que, quando estás num campeonato que está a ser disputado até ao último ponto, e estás a liderar contra os nossos rivais diretos neste campeonato, isso te seja retirado. É doloroso.”
“E sem uma boa razão. Foi uma investida. Há formas sensatas de ultrapassar e essa não foi uma delas. Durante várias voltas antes, o Pérez estava muito por dentro e a tentar colocar o seu nariz lá. Isso, por si só, não é um problema, é preciso usar técnicas agressivas.”
“Mas o Alex já se tinha comprometido com o ponto de viragem. Não havia maneira de aquilo resultar. Por isso, é incrivelmente frustrante. As margens são muito pequenas. E isto pode ser o que decide as posições no campeonato.”