Sven Smeets, ex-diretor geral da Volkswagen Motorsport, foi recentemente nomeado diretor desportivo da Williams.
Smeets, que iniciou o seu percurso no desporto motorizado como co-piloto de ralis em 1995, pendurou o capacete em 2008 após uma bem sucedida carreira internacional para se tornar diretor geral da Citroën Racing, construtor pelo qual conquistou diversos títulos.
Em 2010, o belga conciliou o cargo na Citroën com a função de diretor geral do programa da Peugeot nas corridas de resistência.
Depois disso, Smeets abandonou o grupo PSA para se juntar à Volkswagen Motorsport, sendo promovido ao cargo de diretor geral da equipa em 2013, temporada que marcou o arranque do projeto da marca alemã no Mundial de Ralis.
Um dos responsáveis pelo enorme sucesso da Volkswagen nos ralis, Smeets manteve-se na estrutura até 2021, ocupando o cargo de diretor de desporto motorizado durante cinco anos.
A partir de Novembro deste ano, Smeets é responsável “pela governação desportiva da Williams e pela representação da equipa em todos os assuntos desportivos relacionados com a FIA, as outras equipas e associações”.
Smeets desempenha ainda “um papel fundamental no apoio aos pilotos da equipa”, uma vez que é o responsável máximo da academia de pilotos da formação de Grove.
O belga de 49 anos é o terceiro ex-membro da Volkswagen Motorsport a juntar-se à Williams, na sequência das chegadas de Jost Capito e do diretor técnico François-Xavier Demaison.