Sebastian Vettel abordou os problemas sociais da Arábia Saudita através da organização de um evento de karting exclusivamente feminino em Jeddah.
O piloto da Aston Martin, que ao longo da temporada tem vindo a demonstrar o seu apoio a causas como a defesa dos direitos humanos e a igualdade de género, alugou esta quinta-feira um kartódromo local e realizou uma corrida com oito mulheres sauditas.
“Obviamente, houve muita conversa e reflexão antes de corrermos pela primeira vez na Arábia Saudita”, disse Vettel. “Estava a pensar no que podia fazer. Temos tanta atenção ou foco nos exemplos negativos quando se trata de deficiências de certos países no que diz respeito aos direitos humanos e a outras coisas.”
“Tento mesmo pensar nos aspetos positivos, por isso, hoje, organizei o meu próprio evento de karting sob a hashtag ‘Race For Women’, e sim, tínhamos um grupo de sete a oito raparigas e mulheres em pista, e organizei um evento agradável apenas para elas.”
“Eu estava a tentar transmitir algumas das minhas experiência na vida e em pista para fazer algo que aumentasse a confiança delas.”
O alemão afirma que a experiência foi também enriquecedora para si próprio, uma vez que teve a oportunidade de ouvir as histórias das mulheres com quem partilhou a pista.
“Devo dizer que me inspirei nas histórias, nos antecedentes e na positividade delas sobre a mudança no país”, acrescentou.
“É verdade que se olharmos através de uma lente ocidental ou europeia, ainda há muitas coisas que devem ser melhoradas e que têm de ser abordadas. Mas também é verdade que algumas coisas estão a mudar e para essas pessoas isso faz uma enorme diferença.”
“No final, é muito difícil vir para um país onde passámos apenas alguns dias e tentar ser um juiz perfeito, sem conhecer exatamente os antecedentes e as pessoas.”
“Mas desta forma, penso que foi importante para mim conhecer estas mulheres. Penso que foi um dia muito memorável e inspirador e uma ótima forma de começar o fim de semana. Como disse, focando-me nos aspetos positivos.”