Claire Williams, vice-chefe de equipa da Williams, afirma que o conhecimento técnico de Sirotkin e a rapidez do piloto de 22 anos no teste de Abu Dhabi foram os motivos que levaram à sua contratação.
“O Sergey surgiu no nosso radar há relativamente pouco tempo”, disse Claire Williams. “Ele estreou-se com a equipa no teste de Abu Dhabi e apesar da sua idade conseguiu impressionar os engenheiros.”
Sirotkin formou-se recentemente em Engenharia e terminou o curso com a realização de uma tese que tem por título “Organização do setup no desporto automóvel com base num monolugar de Fórmula 1”.
Não vencendo desde 2012, a Williams espera que o conhecimento de Sirotkin possa ajudar a equipa a regressar aos lugares cimeiros.
“Ele é muito competente no que diz respeito ao feedback técnico, e ter alguém com essa capacidade é muito importante para uma equipa como a nossa, que pretende regressar ao topo.”
Para além das capacidades técnicas, a Williams destaca também o desempenho do piloto russo na sessão de testes de Abu Dhabi.
“A rapidez dele em pista foi notável, tendo em conta a sua falta de experiência num monolugar de Fórmula 1. Foi a sua estreia com a equipa e conseguiu obter os tempos que esperávamos dele”, acrescentou Claire Williams.
“Ele tem uma certa determinação russa e está totalmente focado naquilo que quer atingir na Fórmula 1”.