Fórmula 1

Fórmula 1 irá introduzir peso mínimo para o piloto em 2019

De forma a que os pilotos mais pesados deixem de ser penalizados face aos outros, a FIA irá determinar um peso mínimo em 2019.

Um mínimo de 80 kg será estabelecido para o piloto e o seu banco, com o peso total do monolugar a aumentar 6 kg para 740 kg.

A ideia surgiu na última reunião do Grupo Estratégico da Fórmula 1 e a proposta será em breve submetida para aprovação final.

O peso do piloto tornou-se um problema na era dos motores V8, quando os carros estavam no limite e as equipas encorajavam os seus pilotos a emagrecer, colocando em risco a sua saúde.

Em 2014 esse problema deixou de ser tão evidente, mas em 2018, devido à introdução do Halo e a um carro mais pesado, a saúde dos pilotos que querem perder peso poderá voltar a ser um problema.

Em suma, o novo limite de 80 kg significará que um piloto de 70 kg precisará de um “lastro de banco” de 10 kg, enquanto um piloto de 75 kg precisará de 5 kg extra.

Para além da saúde dos pilotos e da anulação das desvantagens para os pilotos mais pesados, esta medida facilita a vida dos engenheiros, que já sabem o peso exato do monolugar do próximo ano.

“Tem sido um tópico muito falado nos últimos anos, já não é recente”, disse Paddy Lowe, diretor técnico da Williams. “Penso que esta intenção constante de perder peso pode provocar problemas de saúde principalmente aos pilotos mais jovens.”

“Pessoalmente acho que é uma boa decisão. É algo que os pilotos pediam há muitos anos e com razão.”

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo