De forma a que os pilotos mais pesados deixem de ser penalizados face aos outros, a FIA irá determinar um peso mínimo em 2019.
Um mínimo de 80 kg será estabelecido para o piloto e o seu banco, com o peso total do monolugar a aumentar 6 kg para 740 kg.
A ideia surgiu na última reunião do Grupo Estratégico da Fórmula 1 e a proposta será em breve submetida para aprovação final.
O peso do piloto tornou-se um problema na era dos motores V8, quando os carros estavam no limite e as equipas encorajavam os seus pilotos a emagrecer, colocando em risco a sua saúde.
Em 2014 esse problema deixou de ser tão evidente, mas em 2018, devido à introdução do Halo e a um carro mais pesado, a saúde dos pilotos que querem perder peso poderá voltar a ser um problema.
Em suma, o novo limite de 80 kg significará que um piloto de 70 kg precisará de um “lastro de banco” de 10 kg, enquanto um piloto de 75 kg precisará de 5 kg extra.
Para além da saúde dos pilotos e da anulação das desvantagens para os pilotos mais pesados, esta medida facilita a vida dos engenheiros, que já sabem o peso exato do monolugar do próximo ano.
“Tem sido um tópico muito falado nos últimos anos, já não é recente”, disse Paddy Lowe, diretor técnico da Williams. “Penso que esta intenção constante de perder peso pode provocar problemas de saúde principalmente aos pilotos mais jovens.”
“Pessoalmente acho que é uma boa decisão. É algo que os pilotos pediam há muitos anos e com razão.”