Toto Wolff defendeu Andrea Kimi Antonelli após a colisão do seu piloto com Charles Leclerc, referindo que a Mercedes estava ciente de que este seria um ano de altos e baixos para o italiano.
Kimi Antonelli colidiu com o Ferrari de Leclerc quando tentava realizar uma ultrapassagem na Curva 3, num incidente que resultou no abandono do monegasco e na atribuição de uma sanção de 10 segundos ao piloto da Mercedes.
Wolff, diretor de equipa da Mercedes, considera que os erros fazem parte do processo de aprendizagem do rookie Kimi Antonelli.
“Quando deixámos claro no ano passado em Monza que lhe daríamos a oportunidade, também dissemos que lhe daríamos um ano de aprendizagem”, disse Wolff. “E haveria momentos em que arrancaríamos os cabelos e haveria outros momentos de brilho. E acho que este fim de semana resume bem isso.”
“O erro no primeiro treino livre é algo que claramente te coloca em desvantagem durante todo o fim de semana. E depois, na corrida, houve momentos de grande condução, mas voltou a envolver-se naquele acidente que, infelizmente, significou o fim da corrida do Charles e também da corrida do Kimi. Mas queremos que ele faça as manobras, obviamente.”
“Portanto, altos e baixos, mas eu estava absolutamente à espera disso desta época e cada um destes dias vai ser uma aprendizagem para o próximo ano. Não estamos a lutar pelo campeonato de construtores – claro que o que está em jogo é o segundo e o terceiro lugares, mas isso tem menos relevância do que no próximo ano, quando é importante marcar pontos.”
Questionado sobre se a pressão de conduzir para a Mercedes tinha levado a mais erros do que seria de esperar numa campanha normal de um rookie, Wolff acrescentou: “Não se trata apenas da época de estreante, o que esquecemos é que a decisão que tomámos foi colocar um jovem de 18 anos no carro que tinha apenas dois anos e meio de corridas em monolugares.”
“Vi-o agora e só apetece abraçá-lo e acariciá-lo, porque ele tem o talento, a velocidade bruta que existe nele.”
“Ele adapta-se bem. Mas isso também se deve ao facto de ser muito jovem, acho eu. Ele não vê isso como uma grande catástrofe, o facto de ter batido com o carro nos primeiros cinco minutos do primeiro treino livre. Portanto, pontos positivos e negativos, mas estávamos conscientes. Um rookies e um jovem de 18 anos, quando o colocámos no carro.”
“Essa combinação dá-lhe certamente alguns momentos difíceis.”




![[FOTOS] Cadillac estreou o seu carro de 2026 em Silverstone](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/01/1000052190-120x86.jpg)

![[FOTOS] Red Bull foi a primeira equipa a mostrar a decoração para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/01/SI202601160161_hires_jpeg_24bit_rgb-scaled-e1768542279580-120x86.jpg)