Toto Wolf revelou que a Mercedes desistiu de tentar assinar com Max Verstappen para 2025 após conversações levadas a cabo durante o verão, mas diz acreditar que os caminhos do neerlandês e da sua equipa ainda se podem cruzar em 2026 ou mais adiante.
Desde o anúncio da ida de Lewis Hamilton para a Ferrari, o diretor de equipa da Mercedes nunca escondeu a ambição de contratar Verstappen para essa vaga em 2025.
Embora Verstappen tenha assinado com a Red Bull até ao final da temporada de 2028, o surgimento de problemas no seio da estrutura de Milton Keynes levou a que Wolf acreditasse na possibilidade de garantir os serviços do tricampeão em título.
Em Zandvoort, Wolf afirmou que esse cenário ficou afastado após uma conversação com Raymond Vermeulen, manager do neerlandês, e Jos Verstappen.
“Pensei durante todo o ano que havia uma janela ou uma possibilidade”, disse Wolff sobre as tentativas de assinar com Verstappen.
“Continua a ser um terreno muito acidentado na Red Bull, não apenas por razões de desempenho, mas também devido a motivos interpessoais dos quais todos temos conhecimento.”
“Sempre me dei bem com o Jos, talvez por sermos um pouco parecidos. E é por isso que achava que a porta nunca estava completamente fechada.”
“Quais eram as probabilidades de isso acontecer? Talvez fossem 10 para 1. Nove para um. Mesmo assim, eu não queria desistir.”
“Mas depois, juntos, durante o verão, chegámos à conclusão de que não devíamos esperar que algo acontecesse. Foi uma decisão conjunta.”
“O que eu gosto no Max, no Raymond e no Jos é que falamos de forma direta. Estamos nisto há demasiado tempo.”
“Já tomámos a nossa decisão para o próximo ano, mas isso não significa que o Max não possa estar connosco em 2026 ou mais para a frente. Ainda queremos manter todas as opções em aberto. O que gostei nas nossas conversações é que nunca há uma agenda escondida.”
“De alguma forma, tenho esse feeling [de que os caminhos da Mercedes e de Verstappen se vão cruzar]. Mas não sei quando é que isso pode acontecer. Se será em 2026, se será três anos depois, ainda não sei.”
Na mesma entrevista, o austríaco acabaria por praticamente confirmar a aposta da sua equipa em Kimi Antonelli para 2025.
“Em breve, confirmaremos quem estará no segundo lugar”, acrescentou. “O que sempre disse é que os dois pilotos que estarão no nosso carro terão todo o nosso apoio.”
“Por isso, vamos entrar na próxima temporada com dois pilotos que terão todas as oportunidades para atuar. E é por isso que ainda não quero falar sobre o alinhamento de 2026. Nesta altura, quero fazer com que funcione com o George e o Kimi.”