Toto Wolff está convicto de que o futuro a longo prazo da Mercedes passa por Andrea Kimi Antonelli, razão pela qual apostou no italiano e não num piloto com provas dadas, como Carlos Sainz.
O jovem piloto da academia da Mercedes será o colega de equipa de George Russell na Fórmula 1 a partir da próxima temporada.
“Vemos que o Kimi é o futuro a longo prazo da equipa e é por isso que, numa determinada fase, é preciso saltar para a água fria”, disse Wolff sobre a decisão.
“Não foi fácil porque havia grandes pilotos que estávamos a analisar – e que mereciam estar na Mercedes. O Carlos é um bom exemplo e ele teria sido rápido, teria contribuído muito para os campeonatos – também no próximo ano.”
“Mas, de certa forma, o nosso programa de pilotos juniores é importante para nós e penso que o futuro a longo prazo está entre o Kimi e o George, que estão connosco desde muito cedo.”
“O Kimi ganhou todas as categorias de juniores que é preciso ganhar, atingiu todas as metas e objetivos que lhe fixámos – e é por isso que apostámos no programa da Mercedes e nos sentimos confortáveis com ele.”
“Há uns miúdos muito especiais no karting que, ao longo das categorias, estão sempre lá – vencem. E ele era um deles, da mesma forma que o Max foi no passado, ou o George, o Lando ou o Lewis, para citar apenas alguns. Foi nessa altura que ele entrou no radar.”
Quando lhe perguntaram se estava confiante de que o seu piloto terá capacidade para gerir a pressão que lhe será imposta, Wolff respondeu: “Podíamos ver, quando ele era um miúdo, que lidava bem com a pressão. Houve exemplos de pilotos que deram um salto igualmente grande. O outro Kimi vem-me à cabeça – Kimi Raikkonen. Ele foi diretamente da Fórmula Renault para a Fórmula 1.”
“Ele saltou tudo no meio e foi bem sucedido. Não há dúvida de que ele tem o talento, a capacidade, as competências – e agora trata-se de lhe dar espaço para crescer neste ambiente louco, duro e implacável e nós vamos protegê-lo e permitir que ele cresça.”
“Esperamos momentos difíceis. As pessoas vão duvidar. Também veremos momentos altos. O Kimi vai ser o ‘real deal’ daqui a uns tempos.”