Embora tenha impressionado ao terminar a menos de um décimo de segundo do tempo de Daniil Kvyat em Suzuka, Naoki Yamamoto não está na lista de candidatos a um lugar nas equipas da Red Bull na Fórmula 1.
O piloto de 31 anos é apoiado pela Honda e tem uma carreira de sucesso em solo japonês, sendo o campeão em título da Super Fórmula e do Super GT.
Yamamoto terminou em 17º e logo atrás de Kvyat na sua estreia ao volante de um monolugar de Fórmula 1 com a Toro Rosso na primeira sessão de treinos livres.
No entanto, Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, descarta a possibilidade de colocar o japonês na Fórmula 1 em 2020.
“Ele fez um trabalho muito bom para a sua primeira sessão com um carro de Fórmula 1”, disse Horner. “Penso que ele se saiu extremamente bem.”
“Ele teve uma carreira muito bem sucedida aqui e com o Jenson nos GT’s. Ele não se encaixa nos nossos critérios neste momento, mas valerá certamente a pena olhar para aquilo que fez hoje.”
“Não sei os detalhes exatos do programa da Toro Rosso, mas é bastante comum que eles executem uma afinação padrão nos dois carros, por isso ele fez um trabalho bastante decente por lá.”