Quase duas dezenas de monolugares de Fórmula 1 históricos marcarão presença no Algarve Classic Festival, que está de regresso após um interregno forçado pela pandemia.
O Autódromo Internacional do Algarve recebe este fim de semana a última ronda da temporada de 2021 do Masters Historic Formula One, campeonato dedicado a carros construídos entre 1966 e 1985.
Na lista de inscritos da jornada de Portimão constam 19 monolugares de 12 construtores: McLaren, Lotus, Williams, March, Hesketh, Surtees, Ensign, Alfa Romeo, Fittipaldi, Lola, Shadow e Tyrrell.
Um Lotus 91 ex-Nigel Mansell, um Alfa Romeo 182 que deu um pódio ao construtor italiano nas ruas do Mónaco e um Tyrrell 011 utilizado por Michele Alboreto para vencer o Grande Prémio de Las Vegas de 1982 são alguns dos destaques da valiosíssima grelha da competição.
Outras categorias internacionais presentes no evento são a Formula Junior, a GT & Sports Car Cup, o Masters Endurance Legends, o Masters Sports Cars, o Masters Gentleman Drivers, o Super 7 Toyo Tyres e o Historic Grand Prix Cars, onde correrão monolugares concebidos até 1966.
No que à armada nacional diz respeito, no programa do Algarve Classic Festival há espaço para as penúltimas rondas dos seguintes campeonatos: Campeonato de Portugal de Velocidade, Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 e Campeonato de Portugal de Velocidade Legends.
Lista de inscritos: Masters Historic Formula One
