Franz Tost, diretor de equipa da AlphaTauri, destacou a prestação de Yuki Tsunoda no teste de Barcelona e afirmou estar convicto de que a formação de Faenza concebeu um carro mais competitivo do que no ano passado.
Em 2021, Tsunoda estreou-se na Fórmula 1 com uma temporada de altos e baixos, cometendo alguns erros custosos, mas conquistando um quarto lugar no último Grande Prémio que serviu de motivação extra para a preparação relativa a 2022.
O piloto japonês completou 121 importantes voltas no primeiro dia do teste de pré-temporada e não mais regressou ao volante do carro em Barcelona, uma vez que uma saída de pista de Pierre Gasly na manhã de sexta-feira colocou um ponto final no programa da equipa.
“O Yuki está na sua segunda temporada, o que significa que é agora muito mais experiente do que no ano passado, e fiquei muito impressionado com o seu primeiro teste”, disse Tost. “Ele foi rápido, sem erros e com um muito bom feedback do lado técnico.”
“E a equipa também melhorou. Espero que sejamos melhores do que no ano passado e que terminemos, como sempre digo, por volta da quinta posição no campeonato de construtores. Ou até mais acima – não é proibido.”
Embora reconheça que é prematuro tirar ilações sobre o desempenho dos monolugares, Tost mostra-se confiante no potencial do AlphaTauri AT03.
“É demasiado cedo para dizer como estamos ao nível do desempenho”, acrescentou. “Em termos gerais, espero de nós uma temporada bem sucedida. Porquê? Porque, como mencionei antes, a base do carro é boa.”
“Acho que os nossos engenheiros conceberam um bom carro, que parece ser ao mesmo tempo rápido e fiável. Estou convencido de que eles irão na direção certa quanto ao desenvolvimento.”
“Temos dois pilotos muito bons e, felizmente, não sofremos quaisquer problemas de fiabilidade, o que é muito importante.”






