Frédéric Vasseur, diretor de equipa da Ferrari, admitiu que a Scuderia cometeu “demasiados erros” durante o fim de semana do Grande Prémio da Hungria.
Charles Leclerc, sexto na grelha de partida, terminou apenas em sétimo após ter perdido tempo numa troca de pneus e sido penalizado por exceder a velocidade na via das boxes.
O outro Ferrari de Carlos Sainz alinhou no 11° lugar da grelha recuperou até à oitava posição em Budapeste.
“Não é o resultado que esperávamos ao vir aqui para Budapeste, mas penso que tudo ficou muito comprometido depois de nos qualificarmos em sexto e 11°”, disse Vasseur.
“Tivemos de correr alguns riscos no arranque e começar no macio com o Carlos. Foi uma boa escolha, mas sabíamos que depois tínhamos de colocar dois jogos de duros, o que foi bastante difícil.”
“E do lado do Charles, acho que a corrida foi provavelmente muito melhor porque o ritmo estava lá, mas foi muito comprometida pela penalização e pelo problema na paragem.”
“Perdemos mais oito segundos na paragem e depois no tráfego. Teria sido provavelmente um quinto lugar.”
Vasseur referiu que a equipa precisa de analisar as decisões tomadas num fim de semana marcado pelo teste de uma alocação de pneus alternativa.
“Em primeiro lugar, precisamos de perceber o que fizemos bem e mal, porque o formato foi diferente”, acrescentou.
“Mas penso que do nosso lado, é muito mais o facto de termos cometido demasiados erros do início ao fim. Não de trata apenas da paragem, da entrada nas boxes, da qualificação ou da gestão dos pneus.”
“Havia potencial para mais do que mostrámos e com o Charles perdemos pelo menos 20 segundos na corrida.”
Solicitado a fazer um balanço da primeira metade da temporada de 2023, Vasseur respondeu: “Não são os resultados que esperávamos, é claro que estávamos à espera de muito mais. Mas é o que é e temos de trabalhar.”
“A sensação é que a qualificação é muito, muito apertada atrás do Max e às vezes com o Max. Temos de melhorar, mas não estamos assim tão longe.”
“No ritmo de corrida, a Red Bull está a milhas de toda a gente. Também sabemos que os resultados da qualificação são cruciais para ter ar limpo.”
“Todos os carros são afetados pelo ar sujo. Quando arrancas do segundo lugar, estás numa posição muito melhor.”






