Daniel Ricciardo considera que a estratégia que a RB delineou para a sua corrida foi uma das piores que já viu ao longo da sua carreira e afirma que o facto de não ter recebido um pedido de desculpas após a bandeirada de xadrez o deixou ainda mais chateado.
O piloto australiano arrancou para a corrida com pneus médios, mas recebeu instruções da equipa para realizar a sua primeira paragem em simultâneo com os adversários que recorreram aos macios para a partida.
Ricciardo realizou grande parte da corrida no tráfego e não conseguiu, por isso, converter a nona posição na grelha em pontos.
Do outro lado da garagem, Tsunoda prolongou o primeiro stint e realizou apenas uma paragem nas boxes, conseguindo assim garantir o nono posto.
Ricciardo tinha referido antes do Grande Prémio da Hungria que iria abordar as duas últimas corridas antes da pausa de verão como se fossem as mais importantes da sua carreira, razão pela qual o resultado foi particularmente frustrante.
“Foi uma das piores decisões que tive em mais de 250 corridas”, disse Ricciardo. “Uma corrida longa e frustrante em que tive muita raiva.”
“Não usámos o ritmo que tínhamos. Estávamos com os médios no início da corrida e, após algumas voltas, trocámos para duros juntamente com os carros que começaram com macios, saindo no meio do tráfego.”
“Recebi a ordem tarde e não houve tempo para a questionar. Mas devíamos ter pensado em usar o ar limpo que tínhamos.”
“Eles entraram nas boxes e tínhamos a pista livre, mas decidimos parar e colocar-nos num comboio de DRS.”
“Sinto que nos retirámos da corrida muito cedo. Tornámos as coisas difíceis para nós próprios quando tínhamos ritmo e podíamos ter ficado em pista.”
“Depois, o Stroll está a ganhar-me um segundo por volta e eles dizem que é muito importante mantê-lo atrás. O que queriam que eu fizesse? Fizeram-me parar muito cedo e estava com pneus mais usados.”
“Também esperam que eu lute quando já não estava realmente na luta. Isso também foi frustrante. Tínhamos o ritmo e basicamente demos a nossa corrida ao Yuki. Ambos podíamos ter feito isso. E não fizemos.”
“Honestamente, esperava mais. Após a bandeirada de xadrez estava à espera de ouvir ‘Desculpa, fizemos asneira’. Mas não ouvi. Isso deixou-me ainda mais zangado.”




![[Fotos+Classificação] Hamilton termina o Shakedown no topo em Barcelona](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/01/697bb03aad1435002002675d-260129_sf_barcelona_shakedown_dp_xb3_6399111-scaled-e1769798036991-120x86.jpg)

![[Fotos+Classificação] Mercedes impressiona e Aston Martin entra em pista no terceiro dia em Barcelona](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2026/01/G_2hmaYW8AIjeuX-120x86.jpg)